31 de jan. de 2012

Sobre a Educação

Conta-se que o legislador Licurgo foi convidado a proferir uma
palestra a respeito de educação. Aceitou o convite mas pediu, no
entanto, o prazo de seis meses para se preparar.

O fato causou estranheza, pois todos sabiam que ele tinha capacidade
e condições de falar a qualquer momento sobre o tema e, por isso
mesmo, o haviam convidado.

Transcorridos os seis meses, compareceu ele perante a assembléia em
expectativa.

Postou-se à tribuna e logo em seguida, entraram dois criados, cada
qual portando duas gaiolas. Em cada uma havia um animal, sendo duas
lebres e dois cães.
A um sinal previamente estabelecido, um dos criados abriu a porta de
uma das gaiolas e a pequena lebre, branca, saiu a correr, espantada.  
Logo em seguida, o outro criado abriu a gaiola em que estava o cão e
este saiu em desabalada carreira ao encalço da lebre. Alcançou-a com
destreza trucidando-a rapidamente.
A cena foi dantesca e chocou a todos. Uma grande admiração tomou conta
da assembléia e os corações pareciam saltar do peito.
Ninguém conseguia entender o que Licurgo desejava com tal agressão.  
Mesmo assim, ele nada falou. Tornou a repetir o sinal convencionado e
a outra lebre foi libertada. A seguir, o outro cão.  
O povo mal continha a respiração. Alguns mais sensíveis, levaram as
mãos aos olhos para não ver a reprise da morte bárbara do indefeso
animalzinho que corria e saltava pelo palco.
No primeiro instante, o cão investiu contra a lebre. Contudo, em vez
de abocanhá-la deu-lhe com a pata e ela caiu.
Logo ergueu-se e se pôs a brincar.
Para surpresa de todos, os dois ficaram a demonstrar tranqüila
convivência, saltitando de um lado a outro do palco.
Então, e somente então, Licurgo falou;
"Senhores, acabais de assistir a uma demonstração do que pode a
educação. Ambas as lebres são filhas da mesma matriz, foram
alimentadas igualmente e receberam os mesmos cuidados. Assim
igualmente os cães."  
"A diferença entre os primeiros e os segundos é, simplesmente, a
educação." 
E prosseguiu vivamente o seu discurso dizendo das excelências do
processo educativo.  
"A educação, baseada numa concepção exata da vida, transformaria a
face do mundo." 
"Eduquemos nosso filho, esclareçamos sua inteligência, mas, antes de
tudo, falemos ao seu coração, ensinemos a ele a despojar-se das suas
imperfeições. Lembremo-nos de que a sabedoria por excelência consiste
em nos tornarmos melhores." 
Você sabia? 
Que Licurgo foi um legislador grego que deve ter vivido no século
quarto antes de Cristo? 
E que o verbo educar é originário do latim educare ou educcere e quer
dizer extrair de dentro?
Percebe-se, portanto, que:  
A educação não se constitui em mero estabelecimento de informações,
mas sim de se trabalhar as potencialidades interiores do ser, a fim de
que floresçam, à semelhança de bela e perfumada flor.
Equipe de Redação do Momento Espírita, com base no livro Depois da
morte, cap. LIV.
 

25 de abr. de 2011

“... Não vos deixeis contaminar pelo depredante e carcomido cepticismo.
Não vos deixeis desencorajar pela tristeza de certas horas que passam sobre o mundo. Vivei na paz serena do laboratório e das bibliotecas.
Interrogai-vos diariamente a vos mesmos: Que produzi eu para meu País?
Até que chegue o momento em que tenhais a imensa felicidade de pensar que contribuístes de alguma sorte para o progresso e bem da humanidade. ...”
Discurso de Luis Pasteur para os jovens aos 70 anos em uma homenagem onde recebeu uma medalha.

8 de abr. de 2011

Só critique se você souber fazer melhor

Por isso nunca sai do meu caminho.
O significado de Deus e do nada me causavam muito medo.
Quando eu era criança sempre ouvia o barulho de uma carroça puxada por um cavalo passar na rua da minha casa e tinha muito medo, me escondia por baixo do cobertor, pensava que era a morte em uma carruagem vindo buscar pessoas para leva-las para o outro mundo.
No teto da casa onde eu morava havia dois furinhos e minha mãe, para que eu dormisse à tarde, dizia que eram os olhos de Deus que estavam me olhando. Então eu ficava quieta olhando para aqueles “olhos” no teto e pegava no sono.
Que Deus era aquele que ficava vigiando para castigar?
Quando chegava quarta feira de cinzas minha mãe recolhia os confetes e serpentinas. Não podia mais brincar com isso por que era pecado.
Também na quaresma não comíamos carne. A religião de meus pais era Católica.
Aos 4 anos vesti uniforme e fui para o Educandário Cardeal Motta. Neste colégio todos os dias quando as crianças chegavam pegavam uma fila. Havia um quadro de isopor com as figuras do Coração de Jesus e Coração de Maria e uma caixa com um monte de alfinetes. Quando cada criança chegava frente ao quadro a freira perguntava: - Você vai colocar ou tirar um espinho no coração de Jesus e Maria? (Ela queria saber se a criança pecou ou foi malcriada)
Lembro-me que eu sempre tirava espinhos, pois ela a freira ficava olhando quem tirava e quem colocava os espinhos. Que tortura com as crianças!
Sempre estudei em colégio de freiras. Até estudei interna, com missas todos os dias em latim às 5 horas da madrugada. Não entendia nada. Me dava sono.
Com uns 18 anos tinha crises existenciais. Pensava muito em quem era Deus. Tinha medo de um dia deixar de existir. Medo de não encontrar “nada” depois da morte.
Um dia em um retiro onde rezei muito senti a presença de Deus. Uma alegria imensa tomou conta de mim. Foi uma sensação que nunca havia sentido na vida.
Não pensei que a felicidade não estava no mundo lá fora e sim dentro de nos mesmos.
Tinha sonhos de construir um orfanato que seria modelo, onde as crianças seriam alegres e não carentes. O fato de as crianças não terem pais não poderia ser sinônimo de tristeza e abandono.
Minha família sempre foi muito religiosa sempre tive muitos bons exemplos e agradeço por isso. Mas, tem um dia que começamos a perguntar o porquê de tudo.
O porquê de todos os acontecimentos. O famoso “Para onde vamos e de onde viemos”
Então um dia meditando sobre os acontecimentos da vida, pensei porque nasciam crianças com defeitos físicos. Não poderia existir um Deus que as fizesse assim Afinal, Ele não era o “Mais Justo”, o “Mais bom”, o “Magnânimo” em sua plenitude?
Caiu então por terra a religião de meu batismo quando interroguei um padre sobre a minha questão e ele me respondeu que nasciam crianças defeituosas por culpa dos pais.  E retruquei: - Mas, o que tem a criança com isso?
Então ele falou do pecado original. Mas, e as crianças que nasciam sem defeitos?   Então ele falou sobre os mistérios de Deus. Foi então que deixei de acreditar nesta religião e passei a peregrinar por todas as outras para conhece-las.
Afinal a verdade não pode estar em um só lugar. A VERDADE SOBRE O AMOR, A CARIDADE, O PERDÃO, A FÉ
A religião que pregar esta verdade estará seguindo o caminho de Jesus.
Comecei uma peregrinação a muitas igrejas. E as respostas que encontrei para as minhas questões eram: - Ah isso é o mistério de Deus.
A religião que não permite que os seus seguidores raciocinem por si próprios buscando a verdade e os mantém hipnotizados seguindo um líder e pensando que se não seguirem as normas de sua igreja irão para o inferno e ainda mantém seus fieis como marionetes seguindo leis humanas, não é uma religião. É uma ditadura religiosa.
Afinal, eu encontrei respostas mais coerentes na religião espírita, onde a vida continua e nos não ficamos dormindo até o julgamento final. Nem vamos ressuscitar nossos corpos que já viraram pó.
E há ainda religiões que preferem ver seus filhos mortos a vivos através de uma transfusão de sangue. Querem ser Deus e assim terem poder sobre a vida e a morte?
Não estou condenando ninguém. Mas é hora de raciocinar. Buscar a verdade.
Depois de tudo analisar através do estudo e da razão encontrei meu caminho.
Quem estiver interessado em fazer uma pesquisa vai descobrir que até o ano 533 depois de Cristo o Cristianismo era reencarnacionista. O termo reencarnação foi suprimido pelo imperador romano Justiniano através do Concilio de Constantinopla. Havia muita manipulação. Vendiam-se indulgências. Por isso M. Lutero se revoltou, mas ele também perseguiu os anabatistas que já existiam naquela época.
Só porque não entendemos uma coisa não quer dizer que ela não existe.
Na Bíblia temos vários exemplos de reencarnação. Um deles é o de João Batista.
Ele era um homem evoluído, pois tinha muito conhecimento anterior por ter sido um profeta de Deus. Mas, teve que resgatar um grave erro de quando ainda era Elias.
Em III Reis, XVII. Elias o profeta vence o deus Baal e ordena a morte por decapitação os profetas que seguiam este deus.
Malaquias III – IV: 5: - Eis que enviarei o profeta Elias, antes que venha o dia grande e horrível do senhor.
Marcos VI 27. - E, o rei enviando um guarda, mandou-lhe trazer a cabeça de João num prato. (João era a reencarnação de Elias e morreu decapitado assim como mandou decapitar os profetas que seguiam Baal, assim resgatou seu erro passado)
Outro exemplo de reencarnação no evangelho:
João 3:5 Diálogo de Jesus com Nicodemos: Respondeu-lhe Jesus: - Em verdade, em verdade vos digo que quem não nascer de novo não poderá entrar no Reino de Deus.
Quando rezamos o Pai Nosso perdoai as nossas “dívidas” são as “cármicas”. Nossos devedores são aqueles que nós prejudicamos.
Jesus olhava para as pessoas e sabia seu passado. Na passagem da mulher que ia ser apedrejada ele disse que quem não tivesse pecado que atirasse a primeira pedra. Ele ia escrevendo na areia os erros que cada um que estava ali havia cometido. E assim foram saindo um a um.  Jesus foi o maior médium que ja nasceu na Terra. Os milagres que a Ele se atribuem foram fenômenos mediúnicos.
José que foi vendido no Egito tinha sonhos premonitórios, ele  era médium.
Moisés também era médium. Através de sua mediunidade que ele recebeu os dez mandamentos.
Fenômenos mediúnicos acontecem em qualquer religião.
Há os que falam línguas. Outros têm o dom da palavra. Do consolo.
Algumas religiões dizem que a Bíblia condena o espiritismo. E colocaram nas suas traduções algo que justificasse suas crenças. Isto é falsa tradução, eu diria manipulação. A palavra espiritismo só surgiu com Allan Kardec.
Não se pode, alem disso, usar a Bíblia só na parte que interessa àquela religião. A Bíblia deve ser estudada cem seu todo e compreendida de acordo com a época e os povos.
Mas, os espíritas não estão preocupados em julgar ninguém, desmascarar, nem catequizar ninguém. Cada um vem através das suas convicções e pelo exemplo de caridade e amor.
O que explica o fato de alguns serem tão bons e outros tão atrasados: Só a reencarnação.
Nos evoluímos através das experiências enquanto encarnados.
No espiritismo não existem atos sacramentais como o batismo, crisma, catecismo, casamentos, missas. Nem se coloca na porta da igreja a lista de quem doou mais.
Quem não pode pagar por estes atos não batiza, não crisma não casa e passa vergonha na igreja na hora da coleta. Esta na hora de acordarmos!
E o perdão não esta a cargo de um homem que se diz representante de Deus e tem o dom de perdoar. Não existe perdão. Existem consequências sobre todos os atos cometidos. Não existe pecado, existem ignorância e inobservância das leis de Deus.
Deus não castiga ninguém. Ele deu a cada um o livre arbítrio. Cada um dia colherá aquilo que plantou. Também na lei de Deus a ignorância não livra ninguém do seu resgate, podendo, entretanto ser atenuado e ser cumprido num momento que estivermos prontos para resgatar nossos erros. Deus não tem pressa.
O espiritismo respeita as crianças e jamais se soube de um espírita kardecista pedófilo.
A pedofilia na igreja é uma vergonha que a Igreja tentou esconder e nunca puniu nenhum padre pedófilo. Só transferiram de igreja e eles continuaram com a sua perversão sexual.
Há padres que não cumprem seu voto de castidade. Até pouco tempo atrás a igreja dava pensão aos filhos de padres.
No espiritismo não existe pajelança. Não há curandeiros. Não há alucinógenos. Não há danças. Não há fumo. Não há bebidas. Só estudo, orações. burilamento, reforma íntima, amor e caridade.
Não existem demônios. São apenas espíritos inferiores que um dia alcançarão a luz. Por que Jesus disse que nenhuma de suas ovelhas se perderia.
Certo que ha seitas demoníacas. Estas buscam a riqueza material, a fonte da juventude e o poder. Como Deus não fornece nada disto eles manipulam espíritos que se comprazem no mal. Um dia eles serão cobrados e resgatarão com muita dor seus atos praticados contra suas vítimas.
Jesus não deixou nenhuma religião. Ele nos deixou a lei do amor.
Então não existe religião certa. Não é preciso pertencer a esta ou aquela religião para se salvar. Cada um que se salva por si próprio através de suas boas obras.
É certo que Deus é Justo. Por isso ninguém escapa das consequências de seus atos.
No espiritismo não existe necromancia. Isto é, consulta aos mortos. Mesmo por que mortos não existem. Somos eternos. E ninguém tem o poder de adivinhar nada. Por isso também espiritismo não é meio de consulta espiritual.
Em toda religião existem ramificações produto de revoltosos que querem fazer a religião a seu modo. Não se pode achar que tudo é a mesma coisa.
É certo que alguns têm o dom de premonição, que nada tem a ver com adivinhação, quiromancia, cartomancia e outras formas de se prever o futuro. O que existe é premonição. Deus permite que algumas pessoas sejam avisadas de certos acontecimentos por algum motivo, ou de consolo, ou de alerta, ou para se desviar de um mal ou para salvar alguém de um perigo. Como se sabe, o tempo não existe. Passado, presente e futuro, Einstein já afirmava, por isto algumas pessoas podem premonir.
No espiritismo de Allan Kardec não existem rituais, velas, imagens, mistérios, acúmulo de riqueza, coleta de dinheiro.
O espiritismo não obriga ninguém a nada. Cada um vai por suas próprias pernas e quando estão prontos para fazer sua reforma íntima. No centro espírita há ajuda para os espíritos encarnados e os espíritos desencarnados. Muitos estão desorientados e vêem na doutrina uma luz no final do túnel.
Alguns religiosos se apegam ao velho testamento para exigir e justificar o dízimo que arrecadam e assim encher seus próprios bolsos.
No espiritismo não existem matança de animais. Depois da vinda de Jesus não mais se sacrificaram animais.
Por que certas igrejas fazem milagres?
Jesus disse que onde estiverem reunidos duas ou mais pessoas ale estaria Ele. Portanto em locais onde existe grande concentração de pessoas orando ali estará Jesus.
Por que nem todos são curados?
Nem Jesus curou a todos. E de dez pessoas que Jesus curou somente um veio agradecer. Outros que receberam a cura voltaram a seus antigos erros e ficaram doentes novamente.
Nem todos ficam livres de suas doenças. Algumas pessoas estão se burilando, outras resgatando carmas.  Evoluindo com a dor. A dor aproxima as criaturas de seu Criador.
As doenças que são curadas são as psicológicas, as psicossomáticas. E as pessoas de fé que já resgataram seus carmas ou que possuem merecimento. Burilando o espírito curam seus corpos. Portanto os verdadeiros remédios que curam são o perdão, a caridade, o amor e a fé.
Deus não protege alguém em especial. Não existem privilegiados. Todo privilegio é uma injustiça. O que existe é merecimento. Cada um se protege através da aura de proteção que cria em torno de si pelo bem praticado nesta e em outras vidas passadas. Todo mal que praticamos modifica nosso perispírito, e este ( o perispírito que acompanha o espírito desencarnado) é a fôrma que molda nosso corpo ao reencarnarmos. Por isso temos órgãos mais suscetíveis a doenças. Por isso em certas ocasiões somos salvos enquanto outros sucumbem. A leis do universo são justas e tem a finalidade de resgate, aprendizado e evolução.
Notem que algumas pessoas são sempre vítimas de furtos enquanto outras jamais foram assaltadas. Isso só tem explicação analisando nossos próprios atos. Será que também não furtamos ou enganamos alguém? Analisando nossos próprios atos e comparando ao que nos acontece na vida, podemos chegar a conclusões seguras. Façamos um exame de consciência. Será que não estamos prejudicando a ninguém?
Amemos tudo o que foi criado por Deus. Não tenhamos ódio nem cultivemos a vingança contra ninguém. Nossos algozes ficarão sujeitos à sua própria sorte.  Entreguemos tudo nas mãos da justiça divina. Nossos sofrimentos são enganos que cometemos no passado. Se quisermos ser felizes no futuro temos que começar a construir nossa felicidade hoje.
Leia bons livros espíritas. (Allan Kardec, Chico Xavier, Divaldo Franco, Andre Ruiz, Ivone Pereira)
Permaneça sempre em paz.
Iride Eid Rossini - Direitos autorais reservados

Sobre Mim

" O significado de Iride vem do Latin Iris, filha de Taumas e Electra,  mensageira de Juno".
Gostaria mesmo de ser uma mensageira, mas só de boas coisas.
Eu não tenho a intenção de saber mais do que ninguém para dar conselhos.
Mesmo porque não sou intelectual. Tenho inteligência para raciocinar. Eu também estou aprendendo.  Sou uma eterna estudante, uma turista num mundo efêmero!  
Pesquiso e estudo sobre o tema que vou desenvolver. Analiso os fatos e chego as minhas próprias convicções. Minhas historias são criativas, educativas, divertidas e inéditas. Aproveito os hábitos dos animais para basear as minhas historias. Estudo o comportamento das pessoas para escrever sobre eles. Sempre no intuito de transmitir uma mensagem positiva.
Interesso-me por varias coisas e pelo ser humano, principalmente pelas crianças.
Não tive filhos para me dedicar a todas as crianças.
Observo tudo e aprendo com tudo o que me acontece.
Guardo o que me trouxe algum ensinamento.
Acho que se alguém já aprendeu com algum erro seu e transmite aos que não sabem, para que também vou cair no mesmo erro? Por isso estou sempre atenta a ouvir quem tem algo para me ensinar, e por obrigação passo o que ja aprendi  para frente. Mesmo que ninguem se interesse, estou fazendo a minha parte.
A vida tem um sentido!

Pesquisa google: Iride Eid Rossini e Tia Abobrinha

Meus blogs ativos:

1- http://irideeidrossinimensagens.blogspot.com/ Reflexões
2- http://tiaabobrinhacontaestorias.blogspot.com/ Estorias educativas inéditas
3- http://tiaabobrinhaparapais.blogspot.com/ Alerta para pais
4- http://tiaabobrinhaparacriancas.blogspot.com/ Joguinho e videos
5- http://fotoscomarteepoesia.blogspot.com/ Fotos com histórias em forma de poesia
6- http://tiaabobrinhamulher.blogspot.com/ De mulher para mulher
7- http://tiaabobrinhafabulas.blogspot.com/ Fábulas inéditas com moral
8- http://tiaabobrinhahumor.blogspot.com/ Historias de humor e charges inéditas
9- http://tiaabobrinhameninasadolescentes.blogspot.com/ Menino não entra
10- http://tiaabobrinhaterceiraidade.blogspot.com/ Melhor idade
11- http://tiabobrinhaanimais.blogspot.com/ Proteção aos animais
12- http://tiaabobrinhanatureza.blogspot.com/ Encantamento da natureza - Fotos
13- http://tiaabobrinhautilidadepublica.blogspot.com/ Utilidade pública
14- http://estoriasdatiaabobrinha.blogspot.com/ (Dicas de proteção infantil))
15- http://evangelizacaoinfantilespirita.blogspot.com/ Iniciação ao espiritismo
16- http://sabedoriademestres.blogspot.com./ Reflexões
17- http://tiaabobrinha.blogspot.com/ Meu perfil
18- http://irideeidrossinitaro.blogspot.com/  Consultas
19- http://tiaabobrinhaanimal.blogspot.com/ Menina não entra
20- http://irideeidrossiniamigos.blogspot.com/ Amigos
21- http://irideeidrossiniinimigos.blogspot.com/ Inimigos
22- http://leiahistoriainfantil.blogspot.com/ Historias infantis educativas inéditas
23- http://tempodecriancaquepassou.blogspot.com/ Lembranças de antigamente
24- http://tiaabobrinhasaude.blogspot.com/ Dicas de saude
25- http://tiaabobrinhanaturezaanimal.blogspot.com/ Ciência
26- http://historiasquemecontaram.blogspot.com/ ( Historias que me contaram ao longo da minha vida)
27- http://soconversaparahomem.blogspot.com/ (Conversa para homem)
28- http://estoriasdatiaabobrinha.blogspot.com/  (Alerta para os pais)
29- http://jesuscristosimplesmentetudo.blogspot.com/ (Sobre Jesus)
30- http://artesanatodatiaabobrinha.blogspot.com/ (sabonetes de glicerina)

Eu estou fazendo a minha parte
Se você não é compreendido entre certas pessoas de sua família que o julgam um "ET" ou "sem noção" ou "lunático" ou "idealista" ou "carola";
Se algumas pessoas acham que você não aproveita sua vida, ou não esta se divertindo o suficiente, ou se acham que você poderia estar na companhia de alguém só para não ficar só;
Se você não faz parte de uma turma porque não se embriaga, não fuma, não se droga e não transa com qualquer um;

Se você so faz o que acha que esta certo e não vai pela cabeça de ninguém;
Se você esta feliz com o que faz e gosta da vida que leva;
Se você perdeu amigos porque o interesse era somente sexual, financeiro ou de pedir favor;
Se você respeita a si mesmo e o planeta em que vive;
Se você tem consciência ecológica;
Se você prefere seguir conselhos para acertar ao invés de correr o risco de errar;
Se você aproveita todas as oportunidades para tirar lições desta vida;
Se você acha que a mudança no mundo começa a partir de cada um de nós;
Se você não se importa se sua casa está decorada de acordo com a moda atual e não sai por aí consumindo tudo o que vê;
Se você acha que a vida tem um sentido;
Bem vindo a turma!
Iride Eid Rossini

Direitos autorais reservados